Metodologia

Foi com um programa de ensino forte e exigente que nos tornamos referência em educação no Paraná. Os alunos do ALFA adquirem desde cedo o hábito de estudar e fazer as tarefas. Isso vale para todas as fases, desde as crianças até os futuros universitários.

 

No entanto, não é apenas com o conteúdo programático que nos preocupamos. Sabemos da importância da inteligência socioemocional e, por isso, nossos alunos também desenvolvem habilidades fundamentais para sua formação enquanto cidadãos: trabalhar em equipe, desenvolver disciplina e responsabilidade, saber ouvir, saber conviver, saber compartilhar. Isso tudo por meio da ferramenta LIV: Laboratório de Inteligência de Vida.

 

Para nós, não basta ter uma grande equipe de professores, um material didático excelente e instalações físicas confortáveis. O mais importante é o sistema de ensino integrado que construímos e que é responsável por levar o aluno e a família exatamente aonde eles querem chegar.

 

Algumas viagens nacionais e internacionais foram necessárias para se chegar à metodologia de ensino que o ALFA possui hoje. Visitamos escolas no Brasil e no exterior em busca do que existe de melhor em educação de qualidade. Lugares como Finlândia, Singapura e Xangai, considerados modelos de ensino integral, por exemplo, foram alguns dos destinos. Sem falar nas escolas de todas as regiões do Brasil, que se destacavam nas aprovações de vestibulares e nos resultados do ENEM, pois também inspiraram o modelo que adotamos hoje.

 

Esse é um dos fatores que comprova por que o ALFA realmente dá resultado: nossa metodologia não é fruto de teorias dissociadas da prática, mas sim de experiências comprovadamente eficazes que adaptamos à nossa realidade, colocando tradição e modernidade lado a lado.