Educação Infantil

Ensino Infantil

Alfa Educação Infantil

Quando pequenos pezinhos pisam na escola pela primeira vez, ainda de forma meio bamba e descoordenada, já estamos pensando em dar firmeza e autonomia a esses passos. Na Educação Infantil, a missão do ALFA é proporcionar à criança situações de descoberta do eu, do outro e do mundo, levando-a a compreender quem ela é de forma individual e coletiva, e a desenvolver suas habilidades físicas e emocionais. Alcançar esse objetivo depende de uma tarefa primordial do professor: fazer o acolhimento.

 

A principal função do educador do Ensino Infantil é receber a criança e conquistá-la. No ALFA, os professores têm uma abordagem muito lúdica, justamente para entrar nesse “mundinho” particular das crianças. É preciso conduzi-las para a realidade, e isso é possível criando um vínculo com o profissional que adota toda a magia que existe no imaginário dos pequenos. Nessa etapa, professores são super-heróis, fadas, princesas...

 

 

Nosso Ensino Infantil é oferecido no período vespertino com os seguintes níveis: Minimaternal, Maternal, Jardim 1 e Jardim 2. O ciclo geralmente inicia-se a partir de um ano e encerra-se entre cinco e seis anos. Nesse período, já é possível apresentar o código escrito da língua, deixando a criança bem encaminhada para a alfabetização. Para proporcionar o aprendizado, as atividades de rotina somam-se às aulas complementares e aos eventos temáticos, que integram família e escola, além do Programa Bilíngue, que pode ser adotado desde os primeiros momentos da vida escolar.

 

 

Os três pilares da Educação Infantil no ALFA

 

 

1 – Descobrir a si e o mundo

 

 

A escola tem a função de estimular a descoberta da identidade própria, da individualidade e da consciência. Quando a criança passa a ser chamada pelo nome, quando convive com os demais colegas, quando percebe o espaço que ocupa, vai se descobrindo e descobrindo o mundo ao redor. Nesse caso, a escola é a “mola propulsora” que ajuda a desbravar a nova realidade.

 

 

2 – Desenvolver habilidades

 

 

Com as atividades rotineiras, a equipe propicia o aprendizado de habilidades físicas e socioemocionais. Nessa fase, a criança aprende a controlar vontades, passando a integrar um grupo social diferente do familiar, conhecendo e aprendendo a lidar com as emoções.

 

 

3 – Assimilar informações

 

 

Esse é um processo que ocorre naturalmente com o desenvolvimento das duas propostas anteriores. É durante a atividade rotineira de descoberta e de desenvolvimento de variadas habilidades que a criança vai assimilando informações. O papel do ALFA, então, é fazer um planejamento pensando em quais informações deve fornecer para cada faixa etária e com qual abordagem.

 

 

Integral

 

 

Quando estamos falando de crianças, a maior preocupação é ofertar atividades que desenvolvam habilidades, despertem a criatividade e as emoções e ensinem lições com o intuito de formar um cidadão com bagagem cultural e consciência social.

 

 

Para isso, os alunos ALFA que optam pelo Ensino Integral são estimulados a participar de inúmeros projetos paralelos, como concurso de oratória, contação de histórias, aulas de Música e Artes Visuais, sem contar os vários eventos temáticos e lúdicos que também auxiliam no aprendizado.

 

 

UNIDADES
ALFA

Procure a unidade mais próxima de você

Selecione uma unidade no menu baixo: