High School

High

Ensino Bilíngue e High School

Alfa High

Para interagir de forma bem-sucedida em um mundo globalizado, saber inglês é fundamental. Por isso, o ALFA propõe aos pais uma modalidade diferente de ensino, na qual os alunos aprendem um segundo idioma desde os primeiros anos de vida: é o programa bilíngue, que pode ser adotado a partir do minimaternal e evolui até a 2ª série do Ensino Médio.  

Especialistas são unânimes ao afirmar que a infância é a melhor fase para se iniciar a aprendizagem de uma segunda língua, já que a inserção de estímulos ambientais nessa fase amplia as conexões neuronais, facilitando o processo. Por isso, quanto mais cedo a criança começar a aprender melhor.  Segundo pesquisadores, saber dois ou mais idiomas possui mais vantagens do que apenas a facilidade em comunicar-se: o bilinguismo também ajuda na memória e na atenção. Os resultados mostram que um bilíngue ativa as duas línguas simultaneamente, mesmo quando confrontado com uma situação em que apenas um dos idiomas é exigido, utilizando mecanismos de atenção muito mais vezes do que monolíngues e são capazes de trabalhar melhor em situações de tomada de decisão e em situações de distração. Tudo isso sem representar nenhum tipo de contaminação linguística, nem atraso na aprendizagem geral.

Como funciona?

Para ensinar os dois idiomas, o programa bilíngue do ALFA utiliza uma metodologia que ambienta o aluno às duas línguas naturalmente, com atividades do cotidiano escolar.

Chamamos de “semi-imersão” o período em que o estudante da Educação Infantil e do Ensino Fundamental se dedica ao domínio gradativo da estrutura, vocabulário e pronúncia padrão do segundo idioma. Esse contato diário com o universo da língua estrangeira possibilita que as crianças aprendam brincando e entendam situações que não são ensinadas em escolas de idiomas tradicionais. 

O programa oferece, em inglês, contato com os conteúdos que são trabalhados em Português, com um distanciamento suficiente para servir não só como uma revisão, mas muito mais como um “trampolim” para a aprendizagem linguística.

Ensino Bilíngue na Educação Infantil

Como a Educação Infantil não é uma fase “conteudista”, mas de desenvolvimento de habilidades e competências, é possível trabalhar 50% em português e 50% em inglês. Por exemplo, coordenação motora é algo que as crianças no ensino bilíngue do ALFA já praticam nas duas línguas.

O ensino fica subdivido da seguinte forma:

TODDLERS = MINIMATERNAL (14 MESES até 2 ANOS)*

TINY TOTS = MATERNAL (a partir de 2 ANOS)*

PRE-KINDER = JARDIM I (a partir de 3 ANOS)*

KINDERGARTEN = JARDIM II (a partir de 4 ANOS)*

*(As faixas etárias em cada nível podem ter alguma variação dependendo do desenvolvimento global psicomotor e cognitivo da criança.)

Metodologia Bilíngue no Ensino Fundamental

A partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, cumpre-se a carga horária preconizada para qualquer escola brasileira. Então, o método de ensino da segunda língua também muda um pouco. A criança tem 10 aulas semanais de inglês com uma abordagem metodológica integrada de língua e conteúdos. Para ficar mais claro, podemos citar o seguinte exemplo: um aluno de terceiro ano do Ensino Fundamental I aprende fração matemática em português com um professor especialista. Em outro momento, ele também tem uma aula sobre fração, só que em inglês. A intenção não é aprender o mesmo conteúdo, mas praticar a língua estrangeira.

Dessa forma, muito mais do que aprender inglês, o aluno está aprendendo EM inglês, o que o deixa muito mais preparado para efetivamente vivenciar o idioma, em vez de experimentar apenas situações pontuais como compras, viagens, entretenimento, etc.

Esse modelo de ensino segue do 1º ano do Ensino Fundamental I até o 8º ano do Ensino Fundamental II.

A partir do 4º ano até o 8º ano, os alunos começam a fazer exames de proficiência internacionais (CAMLA – Cambridge Michigan Language Assessments), que focalizam as quatro habilidades (speaking, writing, listening e reading, ou seja, produção oral, produção escrita, compreensão oral e compreensão escrita). Isso garante, aos pais e à escola, comprovação de resultado isenta, baseada no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, por meio dessa prestigiosa entidade estrangeira.

 

HIGH SCHOOL

 

A partir do 9º ano do Ensino Fundamental II até a 2ª série do Ensino Médio, o Programa ALFA High School permite ao nosso aluno o contato com o currículo de colégio americano, sem necessitar sair do Brasil. O aluno recebe orientação de professores de língua materna inglesa, por meio de um portal on-line exclusivo. Paralelamente, tem aulas presenciais com tutores locais, estes também com domínio integral do idioma.

Isso ocorre sem qualquer perda no currículo nacional, que é preservado integralmente. Esse é um ponto especialmente importante, pois possibilita uma formação internacional, sem sacrificar a preparação sólida para o ENEM ou para os vestibulares das melhores universidades brasileiras. 

Nossas disciplinas são convalidadas pela universidade estrangeira, que também complementa nossa grade curricular com conteúdos específicos do ensino americano. Ao concluir essa fase, o aluno recebe um diploma brasileiro e outro americano, bem como um histórico escolar válido internacionalmente.

Essa modalidade coroa o ensino do Programa Bilíngue, confirmando o que chamamos de “ALFA Global Education”: uma educação voltada a formar um cidadão preparado para um mundo sem fronteiras.

VOCÊ SENTIRIA ORGULHO DE TER

UM FILHO REALMENTE BILÍNGUE?

Sua resposta é sim? Então é porque você quer que:

Seu filho amplie sua consciência internacional a fim de que ele se reconheça como cidadão do mundo globalizado, capacitando-o para apreciar e respeitar a diversidade cultural;

Seu filho obtenha Certificados Internacionais de Proficiência por meio de exames como o CAMBRIDGE MICHIGAN LANGUAGE ASSESSMENTS;

Seu filho desenvolva ainda mais as habilidades cognitivas, pois o ensino bilíngue aumenta as conexões cerebrais e melhora o raciocínio e a criatividade;

Seu filho esteja muito bem preparado para os desafios do século XXI;

Seu filho tenha um diploma de Ensino Médio norte-americano, transpondo barreiras comunicacionais e permitindo uma maior mobilidade, além de um brilho invejável em sua formação acadêmica.

ALFA BILINGUAL EDUCATION:

A DIFERENÇA ESTÁ NA CONCEPÇÃO METODOLÓGICA!

UNIDADES
ALFA

Procure a unidade mais próxima de você

Selecione uma unidade no menu baixo: